Antiga São Jorge dos Ilhéus, nome dado em homenagem ao donatário Jorge de Figueiredo Correia o qual recebeu de Doação do Rei Dom João III, também pela grande quantidade de Ilhas na região (1535).
Seu desenvolvimento começou com a plantação de cana de açúcar, foi na Segunda metade do Século XIX que se iniciou o plantio de cacau. As primeiras sementes vieram do Pará. O cultivo do Cacau passou a gerar sem número de histórias recheadas de cobiça, amores e lutas pelo poder, terreno fértil para os romances de Jorge Amado onde se narram paixões desenfreadas dos coronéis por dinheiro, mulheres e terras.
O cultivo do Cacau Durou aprox.100 Anos de 1880 à 1980, quando surgiu uma praga denominada "Vassoura-de-Bruxa", Ilhéus mudou sua vocação depara o turismo.
Ficamos hospedados no resort Cana Brava, Muito bom.O translado de ida e volta do aeroporto até o resort de perua custou RS 150,00. Fomos até o centro histórico de ônibus (RS 2,50), o táxi cobrava RS 70,00. Visitamos o Bataclan, antigo bordel o qual funcionou até 1940 cuja proprietária se chamava Antônia Machado "Maria Machadão" no romance de Jorge Amado " Gabriela Cravo e Canela ", Comemos um quibe no centenário Bar Vesúvio já tombado (Chamado no romance de Bar do Nassib). Visitamos a catedral muito linda! Fizemos compras numa galeria de artesanato com produtos típicos locais.
Outro ponto curioso é a rua da Saúde onde há várias farmácias. A cidade vive do culto à Jorge Amado, com várias estátuas do escritor por toda parte onde os turistas tiram fotos ao seu lado, também há um museu em sua homenagem.
Outros pontos turísticos são a praia dos milionários, Havaizinho e Olivença e os Rios de Olivença e Almada. A passagem aérea de ida e Volta de São Paulo custou RS 700,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário